quarta-feira, 11 de junho de 2014

Publicidade: sim ou não?

(Este texto surge a propósito deste post e deste também, ambos do mesmo autor. Diga-se desde logo que os subscrevo inteiramente, mutatis mutandi).

Tudo na vida deve ter peso e medida. Tudo o que é em exagero, para mais ou para menos, é mau e prejudicial. Mas, tudo o que é feito com ponderação é perfeitamente saudável e aceitável.

A eterna questão da publicidade nos blogues chateia-me. Porque os blogues são privados e pessoais. São espaços criados e geridos por determinada pessoa, que os usa como bem entende. E quem os lê e visita, fá-lo porque de alguma forma se identifica com quem o edita.

Ora, eu não sou nem tenho qualquer ambição de ser uma blogger a sério.  Não me atribuo o talento necessário para isso, nem o tempo, nem o carisma. Tenho este espaço como uma terapia. Deixo aqui as minhas opiniões e partilho estados de espírito.  E só.
Mas há quem tenha blogues com uma projecção fenomenal e, se isso sucede, e porque de alguma forma os seus conteúdos interessam. Claro está que em 100 post, nem todos terão o mesmo interesse para um mesmo leitor. Mas o blog também não é escrito a pensar num só leitor.

Eu sigo vários blogues,  alguns bem conhecidos.  E encontro em todos eles textos que me deliciam e outros que não me interessam. Identifico-me com várias opiniões mas distancio-me flagrantemente de outras tantas. Gosto de imensos posts mas não me interesso minimamente por outros. Enfim, é assim mesmo a vida.

Os posts publicitários?  São-me indiferentes mas acredito piamente que criem bastante espécie a muitos invejosos que, só por saberem que à custa daquele post o seu autor está a tirar algum proveito, ficam danados. Isso chama-se inveja e só isso. Porque a verdade é que se não gosto de um post, não o leio e ponto.

E a verdade é que muitas vezes já me aconteceu ficar a conhecer algum produto bem porreiro precisamente porque li algum post sobre ele. É o caso disto, que conheci num post de publicidade escrito por uma das bloggers mais conhecidas da blogosfera. E também uma das que carrega mais haters. Curiosos? Naaaaah, só confirma o que escrevi até agora.

Sem comentários:

Enviar um comentário