quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Indecente

Os média têm, obviamente, o seu lado positivo. Espalham informação, conhecimentos, cultura! Mas às vezes espalham o que não deveriam espalhar, muito graças à mentalidade pobre de nós, que gostamos mesmo de vibrar com a desgraça alheia e queremos pormenores e fotos o mais chocantes possível!

Estava agora a ver o JN online e deparo-me com a notícia de um acidente na A3, pelo que abro a mesma e vejo uma infografia com várias fotos, incluindo fotos dos bombeiros a retirar a vítima do carro, a transportarem-na na maca, entre outras.
Ok, não se vê a cara da senhora, mas vê-se tudo o resto e isso a mim choca-me e irrita-me: que numa hora de aflição para um ser humano, os demais apenas se preocupem em registar o momento para o difundir pela rede, pela comuinicação....Isso não é de gente!

E a propósito disso, e voltando novamente ao JN, não é a primeira vez que sucede! Há uns anos, houve um acidente muito aparatoso na VCI, no Porto, que teve direito a 1.ª página. Houve feridos graves e mortos!
E no jornal, na versão papel, apareciam fotos de uma das vítimas a ser imobilizada, fotos à distância de dois palmos, que mostravam claramente a identidade da vítima! Além de que fizeram questão de publicar uma foto em que uma legenda explicava que naquele momento estava a psicóloga do INEM  comunicar a um familiar, no local do acidente, que a namorada tinha falecido! Então aparaceia o rapaz a chorar e a objectiva a primar para destacar aquele momento...
Para mim, lamento, isso não é jornalismo! Esses, não são jornalistas nem fotógrafos dignos da profissão!
São, sem qualquer sombra de dúvidas, abutres da sociedade, que vivem da desgraça alheia!

Sem comentários:

Enviar um comentário