terça-feira, 27 de novembro de 2012

E-Book

Sou toda voltada para o futuro, super adepta das novas tecnologias e das melhorias na qualidade de vida que delas advém...
Mas há sempre um ou outro aspecto em que nos rebelamos contra as inovações tecnológicas. O livro electrónico, para mim, é um mundo que ainda me causa demasiada apreensão.

Primeiro porque adoro livros. Físicos, de papel, com aquele cheirinho maravilhoso. Adoro folheá-los, sentir aquela evolução de a cada página perceber quanto já li, quanto falta ler.Adoro vê-los na estante, bem alinhadinhos, a olhar para mim e a dizer " la la la la la já me leste e sou todo teu"! OK, pode ser uma parvoíce infantil. Mas é o que sinto. É o que gosto!

Depois porque quando se trata de literatura técnica, preciso de sublinhar, rabiscar, escrever notas, fazer dobras e um sem fim de coisas semelhantes que só num verdadeiro livro se consegue fazer.

E depois pela diferença de preço. Até era gaja para aderir ao livro electrónico se a diferença de preços entre o e-book e o livro de papel não fossem tão reduzidas. Cheguei a pesquisar e perceber que determinado livro em papel custava 20€ (depois queixam-se que a malta não lê, embora isso não seja muito desculpa) e o e-book (é mais chique) custava, por exemplo, 18€, ou seja, apenas menos DOIS EUROS!!!
Ora, por essa diferença, preferia comprar o livro em papel e tê-lo ali, à minha frente, quase como se falasse comigo.
Isto sou eu, é verdade. E se calhar é a minha necessidade de posse a falar, aquele sentimento de que só agarrando algo a possuo verdadeiramente. Mas continuo a dizer que por diferenças tão baixas, então valha-nos o papelito, transversal a todos os tempos, e que não será incompatível daqui a uns 10(?) anos porque entretanto houve avanços, novos programas, novos formatos, ficheiros, etc etc etc.

O caso já mudava de figura se, por exemplo,a diferença fosse mais significativa, oq eu até se justifica na medida em que o e-book tem invariavelmente muito menos custos de produção!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário