terça-feira, 6 de maio de 2014

Momentos de nostalgia

Hoje, e por mais um ano, os estudantes do Porto saem às ruas para mais um cortejo académico, num dia de festa, cor e  alegria. As ruas tingem-se com as cores dos vários cursos e faculdades. Ouvem-se cantos por toda a cidade, a enaltecer o curso e a vida académica. O preto do traje espalha-se um pouco por toda a parte.
É também um dia de excessos. Bebedeiras. Gritos.

Mas é acima um dia mágico, para uns e para outros. Uns comemoram o fim do início de um ciclo. Desfilam pela primeira vez e emocionam-se com isso. Ficam genuinamente felizes por estar ali, com tudo o que isso significa. Outros, comemoram o fim do seu ciclo universitário e o início da vida oficialmente adulta. Os restantes comemoram mais um ano e o facto de poderem ali estar, desejando chegar ao fim temendo contudo esse momento.

Hoje é um dia em que já me sinto velha, porque parace que foi há uma eternidade em que desfilei a minha cartola pelas ruas da Invicta (já nem falo do ano de caloira). Desde essa altura já se passaram muitas coisas. Comigo e com o mundo à minha volta. Já fiz muitas coisas, já planeei tantas outras. Já planeei um casamento. Já casei. Já estive grávida e já pari. Já trabalhei muito e continuo a fazê-lo. Por isso, este dia raz mixed feelings. Parece que foi há uma eternidade que fui no meu último cortejo. Mas ao mesmo tempo parece que foi ontem.

A todos os caloiros: parabéns pela conquista do vosso primeiro ano universitário.
Aos finalistas: parabéns pelo fim desta etapa. Sejam insistentes na busca do sucesso pessoal e profissional, que ele chegará.
Aos outros: aproveitem bem todos os momentos enquanto podem, tudo passa muito rápido.

Sem comentários:

Enviar um comentário