domingo, 2 de março de 2014

Momentos de tédio #2

Não ter que fazer (ou melhor, ter muito que fazer mas não poder fazer aquilo que realmente se precisa e, por isso, ter de arranjar coisas mais simples e aborrecidas para o tempo andar mais depressa) faz-me inventar mil e uma coisas, às vezes ridículas, para me entreter.

Esta não é assim tão ridícula e consiste num sistema fácil e muito prático de organização/agenda. A verdade é que não me dou totalmente com os meios digitais. Mas também já não me adapto totalmente aos meios analógicos. O primeiro porque depois esqueço a agenda, ou nunca arranjo uma que seja minimamente como gosto. Resultado: coisas apontadas em sítios diferentes, faltas de apontamentos e, pior, acabo por não olhar muito para a agenda.

Ora, por isso, decididamente, a minha agenda de compromissos tem de ser, necessariamente, no telemóvel. Porque anda SEMPRE comigo. Porque tem lembretes e me envia os dados para o e-mail. E porque estou sempre a consultá-la.

Mas já não me ajeito assim com notas e anotações e coisas sobre as quais queira escrever texto. Aí gosto da liberdade e rapidez da caneta, da facilidade de sistematização, da visualização dos sublinhados, cores diferentes, dos rasurados e das escritas sobrepostas. Do rasgar folhas e colar post-it's.

Por isso esse sistema é o ideal, porque um efeito não anula o outro. E estou a falar-vos do bullet journal, em que têm um caderno, que pode ser do que quiserem e como quiserem, em que fazem um planeamento mensal e depois vão adicionando as páginas que quiserem, sempre numeradas, e nunca se perdem. E como não é uma verdadeira agenda, então quem assim preferir pode manter uma agenda em formato electrónico para os compromissos.

Para já, e porque acho que assim me vou orientar melhor, então comecei pela folha do INDEX, obrigatória pois é onde se colocam todas as novas secções e respectivas páginas, que vamos criando. Depois, inseri um plano mensal, em que escrevi em cada linha o dia do mês e vou anotando aí os compromissos/tarefas mais gerais, sem entrar em detalhes. Na página seguinte, que faz par com esta, tenho a lista de todas as tarefas, notas e eventos que forem surgindo nesse mês.

No par de páginas seguinte achei por bem inserir um planeador semanal, porque visualmente funciona melhor comigo e dá para em cada dia inserir várias notas e coisas diferentes, desde coisas relacionadas com a vida pessoal, a profissional e a doméstica.

E é isto. Estou a ver no que vai dar e se vai pegar. Comigo nunca é fácil nem duradouro mas até pode ser… Para mais informações procurem imagens e vídeos, que há imensos e bens esclarecedores… Podem ver este aqui, que é os ite do fundador deste sistema… Está em inglês mas há depois imensos bloggers e sites que falam também sobre isso...

Sem comentários:

Enviar um comentário