domingo, 26 de janeiro de 2014

Gula feliz

Hoje queria fazer um leite creme para agradar à cunhada e enquanto fazia o jantar do marido pus a "mariquinhas" a trabalhar e ele ficou a fazer. No fim, como sempre, sobraram-me seis claras e comecei a magicar no que fazer com elas...
Lembrei-me de tanto ouvir falar no bolo de claras e decidi experimentar. Já tinha feito uma vez e não tinha gostado, mas a receita acho que era diferente e de qualquer modo usei claras congeladas. Por isso, resolvi ir à segunda tentativa. Saiu há pouco do forno e quase posso afirmar que é dos melhores bolos que alguma vez fiz. Está super crocante por fora e super fofo por dentro. E é bem simples e delicioso, como eu gosto. 




Ingredientes

6 claras
220 gr de açúcar
220 gr de manteiga
190 gr de farinha
20 gr de farinha Maizena
1 colher (chá) de açúcar baunilhado
1 colher (chá) de fermento Royal
Acessórios

Borboleta
Preparação

Colocar a borboleta e bater as claras em castelo durante 6 min./temp.37/vel.3 1/2.
Caso se usem claras congeladas, colocá-las no copo e dar uns toques turbo para as desfazer. Depois bater em castelo.
Com as claras já montadas, e ainda com a borboleta, programar 3 min./temp.37º/vel.3, juntar os açúcares e deixar fazer merengue.
Colocar a manteiga, sempre com temperatura, e bater até esta derreter.
Adicionar a farinha, a Maizena e o fermento e envolver com a espátula.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 30 minutos.


(O desafio vai ser não o comer todo sozinha. Bem, posso sempre alegar em minha defesa que eu não estou sozinha, como por dois... Naaaa, acho que não pega!)

Sem comentários:

Enviar um comentário