terça-feira, 14 de janeiro de 2014

A Bola de Ouro

Ontem Portugal esteve nas bocas de todo o mundo. E por mão de quem? Do homem mais amado e mais odiado de todo o Portugal... E fiquei de coração cheio e lágrima quase no canto do olho.

Eu não ligo a futebol. Não percebo, não gosto, não vejo jogos. Abro uma pequena excepção para a nossa grande Selecção, mas não passa daí! De resto, não conheço jogadores e só conheço as equipas maiores e mais conhecidas.

O Ronaldo é o caso que mais me irrita, tamanha é a multidão de portugueses que o odeia, que lhe desejam mal e não reconhecem o talento e o esforço que ele representa. Porque acima de talentoso, ele é um lutador e já deu provas disso. Pode, em alguns momentos, ser um pouco arrogante quanto ao seu desempenho na profissão até porque, convenhamos, ele é bom e sabe que o é e, para muita gente, isso é facilmente confundido com arrogância.
Mas ele ajuda o seu amigo. Ele nunca esqueceu as suas origens, a sua família, que tanto o ajudou e que ele agora faz questão de manter bem e próximo dele. Ele é solidário e não faz questão de publicitar os seus actos.

Mas ainda assim, o escárnio e o ódio com que o enfrentam é medonho... Ontem, passei o dia a ouvir pessoas torcerem pelo Messi, que o Ronaldo não merece nada, não é português, não joga nada, pura e simplesmente não gostam dele e sendo assim, não merecia a bola de ouro. Na hora em que anunciavam, tinha gente quase a rezar para que não fosse ele o vencedor.

Oi?! Como é?!
Compreendo que não gostem dele e gostos não se discutem. Ponto. Mas não havendo mais portugueses na corrida, então ele deveria ser a nossa prioridade na torcida. Mas vá, ainda que não fosse, que fosse ao menos indiferente. Mas torcer contra um dos nossos? Alguém que leva o nosso nome bem alto lá fora, como poucos alguma vez o fizeram?

A verdade é que o nosso Ronaldo ganhou e foi bem merecido. E provou a todos os que o odeiam que é um ser humano grato pelo seu percurso e pelo seu sucesso. Que é bondoso e que sabe falar, do coração. E deu uma valente lapada a todos aqueles que o desdenharam todo o dia!

Parabéns Ronaldo.

Sem comentários:

Enviar um comentário